Concorrer

CANDIDATURAS ENCERRADAS


1. Benefícios.

1.1. Aprendizagem

1.1.1. Bootcamp – primeiro momento de triagem dos projectos mas também de interacção entre os participantes e de contacto com temas como: propriedade intelectual, conceptualização de ideias de negócio, liderança e gestão de equipas, criatividade, comunicação e apresentação de ideias;

1.1.2. Módulos de formação em cinco temas que progressivamente vão fazer os projectos evoluir para uma síntese (o Elevator Pitch) que permitirá criar uma Marca com determinados valores e significados para os segmentos de mercado alvo;

1.1.3. Uma sessão de coaching (treino acompanhado) do pitch para cada equipa;

1.2. Feedback

Apresentação para obtenção de feedback de um júri de especialistas em gestão, capital de risco, finanças, tecnologias, propriedade intelectual, marketing, liderança, seleccionado pela COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação de acordo com a metodologia adoptada no concurso “I2P - Idea2Product”, da Universidade do Texas em Austin, que a COTEC promoveu em Portugal.

1.3. Interacção

Ao acolher dois níveis de maturidade dos projectos permite-se a interacção dos participantes em pares de equipas (um projectos nascente e um projecto consolidado) com partilha de experiências, expectativas e percursos empreendedores e de aprendizagem.
A opção de admissão de dois perfis de candidatos tem como objectivo ultrapassar as dificuldades de avaliação do estado de maturidade dos projectos a concurso com base em meros formulários, permitindo, deste modo, uma partilha de conhecimento/experiência entre projectos que já iniciaram uma aproximação ao mercado e projectos ainda em fase de estruturação, evitando uma avaliação enviesada dos projectos.
Os candidatos assumem assim um papel activo e dinâmico no processo de validação e consolidação das suas iniciativas, e não de simples agentes passivos de acções de formação.

1.4. Networking

Os participantes terão oportunidade, tanto ao longo dos momentos de formação, como na sessão competitiva e na Bolsa do Empreendedorismo, de contactar com potenciais investidores, especialistas no seu sector de actividade, outros empreendedores e especialistas de reconhecido mérito nas áreas de gestão, capital de risco, finanças, tecnologias, propriedade intelectual, marketing, liderança, apoio ao empreendedorismo e outras. 

1.5. Validação

Tanto as fases de formação como a fase competitiva constituirão momentos de verificação, aperfeiçoamento e validação dos pressupostos e modelos de negócio pensados pelos candidatos.

1.6. Visibilidade

Os projectos serão promovidos ao longo do período de concurso e formação e serão expostos ou apresentados num evento de grande visibilidade e importância, a celebração da Bolsa do Empreendedorismo da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que decorrerá em Janeiro de 2015.

1.7. Incubadoras

Contacto com os responsáveis pelas principais incubadoras de Lisboa.

1.8. Prémios

Dois prémios no valor de 5.000,00 € (cinco mil euros) cada.

1.9. Prémio Adicional Incubadora Taguspark

A Incubadora Taguspark acolherá gratuitamente durante seis meses as duas equipas vencedoras no seu espaço de co-work, com todos os benefícios inerentes.

1.10. Prémio Adicional Crowdfunding PPL

Dois prémios sob a forma de "Voucher de Serviços - VIP PPL Crowdfunding", contemplando:
  • Acesso directo à plataforma de Crowdfunding;
  • Acompanhamento personalizado;
  • Destaque preferencial no site PPL;
  • Divulgação directa e personalizada do projecto.

1.11. Coaching para futuras candidaturas

Os dois projectos vencedores do Concurso / Formação Elevator Pitch - IdeiasQueMarcam beneficiarão ainda de uma sessão de coaching de duas horas para cada vencedor, para preparação de candidaturas a outros concursos ou iniciativas do interesse dos vencedores.
O apoio será prestado pelo Director Executivo do Concurso Elevator Pitch - IdeiasQueMarcam, que trabalhou durante doze anos no Instituto Pedro Nunes, eleito melhor incubadora de base tecnológica do Mundo em 2010, e já apoiou a protecção da propriedade intelectual dos vencedores das Segunda Edição e Quarta Edição e do vencedor em tecnologias da saúde da Sexta Edição do Concurso Nacional de Inovação BES, os dois vencedores das duas edições do Concurso Idea2Product, da COTEC Portugal e Universidade do Texas em Austin (Projectos M-Gate eFishTalk) e numerosos outros candidatos e vencedores em concursos de empreendedorismo nacionais e internacionais.
De acordo com o âmbito do projecto, poderão ainda ser mobilizados outros consultores.
As sessões de coaching, sob garantia de confidencialidade, serão agendadas após a entrega dos Prémios.


2. Elegibilidade

Os destinatários são todos os cidadãos ou residentes na União Europeia com uma ideia original, com potencial de mercado e de criação de emprego e empreendedores que desejam aconselhamento e investimento em ideias de negócio já validadas mas que ainda não tenham iniciado actividade empresarial.

2.1. Candidatos

Extracto do Regulamento sobre elegibilidade de candidatos (verificar também elegibilidade dos projectos)

"Artigo 7.º
(Elegibilidade dos Candidatos)
7.1. São admitidas a concurso pessoas singulares, maiores de 18 anos (na data limite de entrega da candidatura), cidadãos ou residentes de um dos Estados Membros da União Europeia, sem prejuízo do disposto nos números seguintes deste Artigo.
7.2. Cada candidato não pode integrar mais de um projeto elegível.
7.3. Não são elegíveis como candidatos funcionários ou dirigentes da Representação da Comissão Europeia.
7.4. Não são elegíveis candidatos juridicamente impedidos de constituir ou gerir empresas ou declarados insolventes."

2.2. Projectos

Extracto do Regulamento sobre elegibilidade de projectos (verificar também elegibilidade dos candidatos)

"Artigo 8.º
(Elegibilidade dos Projetos)
8.1. Os projetos devem ser submetidos por pelo menos dois e no máximo cinco candidatos elegíveis nos termos do Artigo anterior.
8.2. Um projeto não pode integrar candidatos que também integrem outro(s) projeto(s) submetidos a este Concurso.
8.3. Os projetos devem corresponder a pelo menos uma das áreas temáticas elegidas pela União Europeia para o Horizonte 2020 e declarar expressamente no espaço próprio do formulário de candidatura a adequação a essa área ou áreas, entre as seguintes:
Saúde, alterações demográficas e bem-estar;
Segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia;
Energia segura, não poluente e eficiente;
Transportes inteligentes, ecológicos e integrados;
Acção climática, eficiência na utilização de recursos e matérias-primas;
Sociedades inclusivas, inovadoras e seguras
8.4. Os projetos submetidos deverão ter sido concebidos, nos seus elementos essenciais, pelos candidatos:
8.4.1. A descrição do Projeto não deve constituir violação de Direito de Autor, isto é, não deve integrar a totalidade ou parte substancial da obra protegida por terceiros que não os candidatos, exceto se devidamente autorizados, nem deve constituir plágio ou usurpação de obra protegida em Portugal à data de candidatura;
8.4.2. A tecnologia, designação (marca) ou aspeto exterior (design) do produto, processo ou aplicação industrial objeto do projeto não devem constituir violação de patente, marca ou desenho ou modelo que se encontre em vigor em Portugal à data de candidatura;
8.5. Os projetos não devem estar vinculados a deveres de confidencialidade, exclusividade, limitação à liberdade de operação, ou outro impedimento, legal ou contratual, de divulgação pública ou ao Júri do Prémio e à Organização, ou de aplicação ao negócio proposto, sem prejuízo do disposto infra no Artigo 23.º.
8.6. São elegíveis projetos que, com base em informações, tecnologia ou invenções integrantes do estado da arte, mas que já não se encontrem onerados por direitos de propriedade industrial (patentes e desenhos ou modelos caducos, marcas caducas), proponham modelos de negócio inovadores de exploração dessas informações, tecnologias ou invenções já conhecidas"

3. Formulário

A candidatura realiza-se mediante a submissão EM FORMATO PDF do Formulário de candidatura, acompanhado dos documentos necessários, enviados em formato digital para o email concursoideiasquemarcam@gmail.com até às 23h59 de dia15 de Outubro de 2014.

O formulário está disponível em formato pdf aqui. O formulário em formato word editável está disponível aqui

A grelha de avaliação que vai ser usada para avaliar e seriar as candidaturas nesta fase pode ser consultada aqui.

Extracto do Regulamento sobre a formalização das candidaturas:

"Artigo 9.º
(Formalização de Candidaturas)
9.1. As candidaturas são apresentadas em formulário próprio, com anexos, que no seu conjunto constituem o processo de candidatura.
9.2. O formulário e instruções para submissão dos anexos devem ser solicitados ao Secretariado do Concurso por telefone ou correio electrónico ou obtidos a partir do sítio www.ideiasquemarcam.org ou sítio da RCEP.
9.3. O processo de candidatura deve ser enviado para o contato de correio electrónico indicado pelo Secretariado, cabendo-lhe a confirmação que a receção decorreu dentro do prazo estabelecido infra.
9.4. Este será o único meio disponibilizado para a entrega das candidaturas, pelo que todos os elementos adicionais ao formulário de candidatura devem ser passíveis de envio por correio eletrónico.
9.5. A cada processo de candidatura será atribuído um número de referência e data de entrada no momento em que se encontrem validados todos os seus elementos constituintes.
9.6. A aceitação do processo de candidatura será comunicada aos candidatos com indicação do número respectivo.
9.7. Constituem o processo de candidatura: o formulário de candidatura e os anexos ao formulário, a saber, os currículos resumidos dos candidatos, declaração de honra relativa às condições de elegibilidade dos candidatos e dos projetos e cópia de passaportes ou bilhetes de identidade.
9.8. Caso os candidatos assim entendam, poderão juntar elementos adicionais tais como: vídeos, fotografias, folhas de cálculo, tabelas e gráficos ou outros documentos que possam ilustrar o projeto.
9.9. Os elementos descritos no ponto anterior não constituem parte integrante do processo de candidatura, não serão considerados na ponderação ou seleção das candidaturas e podem ser rejeitados ou devolvidos pela sua inadequação, dimensão excessiva ou qualquer outro motivo atendível."

4. Documentos

Os documentos que devem acompanhar o formulário são:
4.1. Currículos resumidos (150 palavras aproximadamente) de todos os membros da equipa;
4.2. Cópia de todos os BI ou cartão do cidadão ou passaporte;
4.3. Cópia de todos os cartões de contribuinte;
4.4. Fotografia de cada membro da equipa;
4.5. Anexos (facultativo)

5. Datas

As candidaturas fecham a 15 de Outubro, às 23h59.

Todas as datas estão indicadas em calendário.

7. Contactos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Será publicado após moderação.